Circuito Vale das Cachoeiras em Presidente Getúlio SC. PARTE I


Com o grupo eXtremus - Foto Valmir Singh
Pedalar em Santa Catarina é sempre um prazer. Imagine então fazer cicloturismo, mountain bike e novas amizades ao mesmo tempo. Pois assim foi o nosso final de semana. A convite de ciclistas nativos do local e desbravadores de trilhas, descemos para Presidente Getúlio no "Vale das Cachoeiras", em SC.
Cachoeira do Salto Grahl com o grupo eXtremus - Foto Valmir Singh
No sábado, começamos com um pedal de 30 Km com um pessoal pra lá de hospitaleiro, do Grupo eXtremus, de Ibirama, cidade vizinha a Presidente Getúlio.  Com eles, conhecemos um pouco da região e algumas das encantadoras cachoeiras, que dão ainda mais vida à região, fazendo jus ao nome "Vale das Cachoeiras". Uma dessas é a cachoeira do Salto Grahl, lugar abençoado, rodeado por mata nativa.  O trajeto seguiu por pequenas ruas e estradinhas de terra, que iam, pouco a pouco, demonstrando a beleza do local, não apenas evidenciada pela natureza exuberante e pelas incontáveis quedas d´água, mas também pelo capricho e pela hospitalidade das pessoas, características marcantes dos catarinenses.
Zona rural de Presidente Getúlio/SC. Foto Valmir Singh
Presidente Getúlio é um lugar acolhedor, hospitaleiro e de gente simples, com anseio de progresso. Fundado em 01 de junho de 1904, Presidente Getúlio foi colonizado por suíços, alemães e italianos que, com muita coragem e fibra, enfrentaram as dificuldades e fizeram com que o local prosperasse e desenvolvesse. Hoje, ainda é possível perceber a presença dos descendentes europeus na arquitetura, culinária, no capricho dos artesanatos, nos jardins bem cuidados e nas tradições locais. Em sua história, a população getuliense sempre teve uma forte ligação com a agricultura, em especial a produção leiteira, que há alguns anos vem se destacando no Estado, com um ótimo trabalho sendo realizado no melhoramento genético dos rebanhos, o que garante bons negócios para os produtores locais.
Vale das Cachoeiras - Foto Valmir Singh
Vales, paredões, grutas, cascatas e um verde sem fim possibilitam a prática de esportes como caminhadas, rapel e cicloturismo. O turismo rural vem ganhando espaço através das propriedades que oferecem alimentação, trilhas, pescarias e atividades em meio à natureza. O turismo pedagógico tem se destacado também através de propriedades da Acolhida na Colônia, onde os alunos podem aprender, na prática, ensinamentos sobre biologia, ecologia, agricultura, meio ambiente, ciências, história entre outros.
Mountain Bike com o grupo eXtremus - Foto Valmir Singh
Para quem curte a prática do montain bike e downhill o local é uma prato cheio. Imperdível!
Encantados com as belezas locais, mal sabíamos que muito ainda estava por vir. O pedal de sábado foi apenas uma parte das aventuras e dos encantos que ainda tínhamos para vivenciar ! 

Cicloturismo Vale das Cachoeiras em Presidente Getúlio SC. PARTE II

Confira mais fotos clicadas pelo cicloturista e fotógrafo Valmir Singh



Compartilhe no Google Plus

1 comentários:

  1. Bela Santa Catarina.. Imagens e roteiro maravilhosos. Parabéns.

    ResponderExcluir