Passeando de bicicleta no Circuito das Araucárias em Santa Catarina


Chegou fim de semana e para os amigos do Lobi só passa algo pela cabeça – pedalar! E este não foi diferente, Lobi planejou um pedal pelas cidades de Campo Alegre e São Bento do Sul, um trecho do conhecido Circuito das Araucárias.

Circuito das Araucárias - Trecho Campo Alegre e São Bento do Sul. Foto: Ivan Mendes
A rota pelo circuito inteiro percorre uma grande extensão por várias cidades perpassando por São Bento do Sul, Campo Alegre, Corupá e Rio Negrinho. Tem uma boa estrutura com placas indicando o caminho e várias pousadas.

Eram 9 da manhã e já estávamos na entrada de Campo Alegre onde uma placa indicava que estávamos na Terra da Ovelha. Cidade simpática com bons lugares para comer com preço acessível. Desta forma, paramos em uma padaria para colocar combustível para um pedal de um dia inteiro; cafés customizados, pães dos variados tipos, salgados, doces e bebidas artesanais.


Dentro de Campo Alegre você desfruta de uma bela cachoeira chamada Cascata do Paraíso, uma queda d’agua de 60 metros de altura bem próxima a prefeitura da cidade. Um ótimo lugar para tomar banho. A cascata é conhecida como trecho 5 do Circuito.

Cascata Paraíso em Campo Alegre/SC.Foto: Ivan Mendes

Alimentados e com muita disposição adentramos às estradas de terra cascalhada, todas em ótimo estado de conservação. O tempo estava chuvoso, o que era um fator positivo, pois o ar refrescante tornava as atividades mais agradáveis.

Circuito das Araucárias - Trecho Campo Alegre e São Bento do Sul. Foto: Ivan Mendes

As estradas não são para iniciantes, pois a altimetria muda constantemente existem trechos que são verdadeiros paredões para escalar de bicicleta. No entanto, o cenário é motivador, muda o tempo inteiro; mata Atlântica, plantações de soja, fumo, milho e soja, criação de bovinos, caprinos, ovinos, aves e até carne de caça. Além da cultura germânica do lugar que rende muitas histórias.


Após algum tempo pedalando chegamos ao trecho 6, lugar onde existe uma pousada onde fomos recebidos por simpáticos moradores do lugar e nos trataram muito bem. Tão bem que preparam suco de amora e de couve com hortelã em grandes jarras para tomamos. Cada copo tinha um valor simbólico.
Circuito das Araucárias - Trecho Campo Alegre e São Bento do Sul. Foto: Ivan Mendes
As subidas e descidas sempre acompanhadas de casas fazendo o almoço, você sente o cheiro do feijão sendo cozido, assiste lenhadores cortando madeira, tratores levando comida para os animais. Arapongas e Curicacas cantando, é um lugar ótimo para diálogo com a natureza e atividades ao ar livre. O circuito também está repleto de cachoeiras, existem trechos onde encontra 14 em menos de 3 km. Existe algo mais inspirador do que isso para um cicloturista?

Circuito das Araucárias - Trecho Campo Alegre e São Bento do Sul. Foto: Ivan Mendes
Uma destas cachoeiras banháveis é o Salto do Engenho, um belo lugar com correnteza forte, a vontade de entrar era grande, mas o dia não estava favorável para isto. Então seguimos circuito adentro.



O pedal terminou num café colonial, com preços médios e gentilezas mil. Fomos apresentados a uma bela mesa repleta de comida caseira e bebidas artesanais. Experimentamos o tradicional prato Hambúrguer de ovelha, com entrada de purê de abóbora e salada, ainda foi oferecido arroz.
Circuito das Araucárias - Trecho Campo Alegre e São Bento do Sul. Foto: Ivan Mendes
O Circuito das Araucárias é um lugar essencial para qualquer ciclista que goste de pedalar apreciando a natureza e boa comida. Se ainda não foi, vá com Lobi, pois pedalar com excelência e guias experientes tornará teu pedal inesquecível.

Por Antônio Sevilha © LOBi.com.br
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário