Serras do Rio do Rastro e do Corvo Branco

Que o Brasil é um país cheio de encantos e com uma natureza incrível, todos nós já sabemos, mas que tal apreciar toda essa beleza sob uma perspectiva diferente. Viajar de bicicleta te dá essa oportunidade; de unir o prazer da viagem e da estrada aos encantos de cenários únicos do interior de nosso país.

A estrada da Serra do Rio do Rastro corta uma área lindíssima.
A serra do Rio do Rastro já foi votada como uma das 3 estradas mais surpreendentes do mundo, e não é à toa; ao todo são 238 curvas fechadas em apenas 12 quilômetros que ligam Mauro Muller a Bom Jardim da Serra.




A região de Jardim da Serra, uma das mais frias de Santa Catarina também é chamada de Capital das Águas já que muitos rios nascem no município (14) e conferiram a ele um grande número de cascatas e cachoeiras (35), que se somam com a vegetação intocada e os basálticos da região, criando uma das paisagens mais belas do Brasil.

Uma parada imperdível neste trecho é o Mirante da Serra, a 1460 metros do nível do mar, o Mirante oferece uma visão panorâmica da serra, uma boa alternativa é visitar o mirante à noite e conferir a iluminação da serra, quem já visitou diz que a visão lembra uma árvore de natal toda enfeitada! Essa iluminação vem da Usina Eólica de Bom Jardim. No mirante você ainda pode tomar um chocolate quente ou um cafezinho.

Outro ponto alto da Serra é a variedade de animais, são felinos de todos os portes, macacos, quatis, tatus entre tantos outros que habitam a Mata Atlântica. Para passear, escolha o Cânion Funil, que fica em propriedade privada, Salto do Passo Velho, um conjunto de quedas que fica as margens da estrada também em propriedade privada. Já em Bom Jardim, visite a vinícola Francioni e o Vale da Neve, um parque com várias atividades para toda a família.

A Serra do Corvo Branco tem Urubici como município destaque





























A serra do Corvo Branco é parte das serras catarinense e gaúcha que, na realidade, são subdivisões da formação rochosa que tem origem no Paraguai e corta os três estados da Região Sul do Brasil, indo na direção do Uruguai e Argentina, dividindo o litoral do interior de Santa Catarina - a cadeia rochosa denominada Serra Geral.



A serra do Corvo Branco está localizada no sul do estado de Santa Catarina, pela qual passa a Rodovia Estadual SC-370, estrada que liga os municípios de Urubici e Grão Pará, por cerca de 56,5 km, sendo que a diferença de altitude entre as duas cidades é de 805 metros (Grão Pará 110 m e Urubicí 915 m acima do nível do mar).

A serra do Corvo Branco está localizada dentro dos limites do município de Grão Pará, segundo os marcos e limites do estado de Santa Catarina.

A serra recebe este nome devido a uma ave de rara beleza, conhecida como Urubu-rei. Esta ave, de plumagem branca e alguns detalhes coloridos, desconhecida pelos habitantes locais, foi apelidada erroneamente de corvo, originando o nome Corvo Branco.

PEDALE COM O LOBI

Em julho o Lobi vai realizar passeio nesses locais com pedais nível MÉDIO com aproximadamente 50 quilômetros em média e 900 metros de altimetria por estradas de asfalto, paralelepípedo e terra, com paradas para lanche, almoço e contemplação das paisagens.

O Lobi surgiu com o objetivo de ajudar os ciclistas e cicloturistas a conhecer os melhores lugares para passear e se aventurar de bicicleta. Principalmente, aqueles que gostam de pedalar em trilhas alternativas junto à natureza. É o resultado de anos de prática em "mountain bike" e turismo ecológico com milhares de quilômetros pedalados "on e off road".




Somos ciclistas experientes com conhecimento, principalmente no PR,SC e RS, região privilegiada pela natureza com muitos rios, matas, cachoeiras, montanhas e trilhas.
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário