Com quem e onde pedalar em Porto Alegre

Em porto alegre, hoje, existem muitos grupos de ciclismo que se reúnem em diferentes lugares para fazer passeios/treinos de bicicleta pela cidade.  Muitos nos perguntam sobre estes grupos, pois querem alguma companhia para se exercitarem mas não conhecem ninguém.

Pedal da URGS em Porto Alegre - Foto: Júlio César Silveira

Outros tem medo de se juntarem com os tais grupos porque acham que vão ficar pra trás, não vão conseguir acompanhar o ritmo. Pensando em ajudar a todos , resolvemos fazer um apanhado sobre estes grupos e lhe informar quanto  ao ritmo, distância, locais e horários de partida para que você se junte ao grupo mais adequado de acordo com seu ritmo de pedalada.

Pedal ecoville PEV – O pev é um passeio para fazer bastantes amizades e, lógico, pedalar. Acontece nas segundas-feiras e tem como ponto de encontro o shopping lindóia (assis brasil, 3522) as 20:30. É um pedal indicado para iniciantes, pois tem ritmo leve.

PedAlegre – O pedalegre é um grupo de passeio bem descontraído que acontece todas as terças e quintas-feiras, as 20:30 com saída do velódromo de porto alegre, av ipiranga com av beira rio. O ritmo é próprio para iniciantes e a  distância media fica em 25 kilometros.

Pedal zona norte PZN – O pedal zona norte acontece todas as terças e quintas-feiras, as 20:30, saindo do viaduto Jayme Caetano Braum (av. nilo peçanha com carlos gomes). Ritmo moderado e distância média de 30 kilometros.
Nas quartas-feiras o pedal é mais tranquilo, ou seja, indicado para iniciantes e sai do posto BR do iguatemi (av tulio de rose). Tem um ritmo leve e distância média de 25 kilometros

Pedal zona sul PZS – Terças-feiras as 20:30 saindo do posto BR da av. diário de noitícias, 1475. Ritmo acelerado (não aconselhado para iniciantes) e distância média de 40 kilometros.
Quintas-feiras as 20:30 saindo da av. wenceslau escobar, 2307. Ritmo moderado e distância média de 25 kilometros.
Domingos as 07:30 com saída do gasômetro e destino à fruteira do kiko, edgar pires de castro, 8475. Ritmo tranquilo e distância de 50 quilômetros.

Amigos do Lobi pedalando de Catagalo ao Parque Estadual de Itapuã. Foto: Ivan Mendes

Treino do harmonia - O objetivo deste grupo não é agregar um grande número de ciclistas, bem pelo contrário, apenas aqueles que queiram sair de casa para treinar forte, pois como o nome já diz é treino, não é passeio, portanto, sem paradas. Os pedais noturnos na cidade terão um trajeto fixo, permitindo que aqueles que ficarem para atrás possam encontrar o grupo quando estiver retornando e juntar-se a ele novamente. O horário de partida é pontualmente às 20h, terças e quintas, na rótula das cuias. A velocidade normalmente fica acima de 30 km/h. Trajeto sempre fixo, um nas terças e outro nas quintas. Os ciclistas que quiserem, podem encontrar o grupo no caminho.

Treino do caldo - O treino do caldo é uma reunião de ciclistas amigos com objetivo de treinar. O pedal sai todos os domingos do posto piratini (av. Assis brasil, 6389) no bairro sarandi, as 8:00 horas, vai até o kioske do kiko, edgar pires de castro, 8475 e retorna pro posto que tem em frente à fiergs.

Massa critica - A massa crítica é um passeio ciclístico um pouco diferente dos outros. Ele faz a celebração da bicicleta como meio de transporte e é um evento de protesto por mais espaço e respeito no trânsito. Ocorre toda última sexta feira do mês e parte as 19:30 do largo zumbi dos palmares, na cidade baixa. O movimento é organizado de forma horizontal, totalmente colaborativo e é o momento onde ciclistas se encontram pra pedalar pelas ruas da cidade de maneira bem descontraída e num ritmo bem leve.

Agora que você já sabe qual grupo ciclístico irá acompanhar, lembre-se sempre de portar um kit básico para sua segurança e para não atrapalhar o passeio de ninguém. O que você deve portar SEMPRE é: capacete, luva, luz traseira, luz dianteira, uma câmara reserva, uma bomba de encher pneus, kit de remendo, água (bastante água), lanches e algum dinheiro para se alimentar no caminho. Agora é só ir pra rua e aproveitar o passeio!

Por Thiago Caletti
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário