Pedalando pela Costa Verde & Mar

O fim de semana das datas 15, 16 e 17 de setembro de 2017 foram datas especiais pro Lobi e amigos, pois foi quando eles foram recebidos no Circuito Costa Verde & Mar para um reconhecimento dos locais que foram a região de turismo nos modais ecológico e ciclístico, além dos modais já tradicionais.

Lobi percorreu quase 200 quilômetros dentro do Circuito Costa Verde e Mar

O Circuito Costa Verde & Mar traz a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país, percorrendo ainda tranquilas cidades do interior, com matas preservadas, rios e cachoeiras. O roteiro liga várias cidades, passando por trilhas e estradas secundárias, com pouco movimento e muita natureza para contemplação e ambiente para o passeio cicloturístico.




Santa Catarina é um dos pólos no cicloturismo brasileiro, que consiste em viagens curtas de bicicleta, normalmente com acompanhamento de guias e empresas especializadas. Do estado, o circuito mais conhecido é o do Vale Europeu, que passa por Timbó, Pomerode, Indaial, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Rodeio, Apiúna e Ascurra. E o Lobi também conhece bem essa região do Vale Europeu.




O Costa Verde & Mar completa essa forte tendência catarinense ao turismo e fomento as mais variadas tipificações dele, sobretudo ao cicloturismo já que o roteiro consegue oferecer ao praticante o contato com um ecossistema cheio de natureza, encontro com a cultura e folclore do seu povo e os desafios do local para quem quer conhece-lo pedalando.



O Lobi saiu de Curitiba na sexta, dia 15 às 12h e já as 16h já estávamos em Bombinhas onde toda a equipe se reuniu para ter as primeiras reuniões sobre o Circuito Costa Verde e Mar com os anfitriões locais na Pousada Don Pablo, que foi o ponto de concentração e partida em todos os dias de visita e reconhecimento do Circuito Costa Verde e Mar.

Grupo estuda o circuito Costa Verde e Mar ao chegar a Bombinhas. Foto: Divulgação / Lobi
Parte do grupo do Lobi diante de uma imagem aérea da península de Bombinhas. Foto: Divulgação / Lobi

Na sexta, o Lobi, equipe, amigos locais começaram a conferir as muitas belezas naturais e emoções que os aguardariam mais vezes nas trilhas de mountain biking catarinenses. O litoral e o interior do estado possuem centenas de locais para serem explorados sobre uma bicicleta, verdadeiros paraísos à beira-mar ou nas matas, estradas e campos locais.





A natureza foi generosa com Bombinhas. Menor município catarinense, é também um dos maiores em belezas naturais. Situada em uma península cuidadosamente recortada, tem praias de águas verde-esmeralda, baías e enseadas abrigadas que guardam uma grande variedade de peixes e espécies marinhas.

Imagem de parte de Bombinhas. Foto: Divulgação / Santa Catarina Tur

Com 75% de seu território preservado, Bombinhas oferece belíssimas trilhas em meio à Mata Atlântica, cachoeiras e bons locais para observação de aves e animais silvestres, o que favorece os passeios cicloturísticos entre o ecossistema de matas e o litoral. O Lobi e amigos percorreram cerca de 30 quilômetros dentro do municípios de Bombinhas, com todas as suas atrações de cicloturismo.





CLIQUE E CONFIRA MAIS SOBRE BOMBINHAS

Depois de conhecer Bombinas, chegou a vez da turma conferir Porto Belo tudo isso de bicicleta no sábado. A cidade mantém a atmosfera bucólica de uma vila de pescadores em meio a um cenário natural de grande beleza, com praias de águas cristalinas, baías abrigadas, ilhas e vegetação preservada. O pacato município de colonização açoriana se transforma na alta temporada, com o grande movimento nas praias, restaurantes e bares flutuantes. 

Alguns cliques de Porto Belo
Em Porto Belo, o Lobi e o grupo também conferiu os locais relacionados ao Circuito Costa Verde e Mar e também outros pontos a mais. Depois de conhecer Porto Belo, chegou a vez do grupo seguir para Itapema.





Mais destaques locais de Porto Belo
Um dos 5 destinos mais visitados de Santa Catarina, Itapema recebe no verão cerca de 500 mil turistas. As praias de água cristalina são o principal atrativo do município, que tem boa infraestrutura hoteleira, além do artesanato tem um comércio forte e diversificado e vida noturna com muitos bares e restaurantes com várias especialidades. 

Parte de Itapema que recebeu o Lobi e amigos
O ecoturismo é outra atração e nele identifica-se o cicloturismo. Destaque também para o turismo de eventos, que tem atraído um bom número de visitantes durante o ano inteiro. Em Itapema, fizemos um passeio pela orla e conhecemos as famosas praias Central e a Meia Praia, que dividem a mesma extensa faixa de areia. Ambas tem comércio diversificado, hotéis, restaurantes, bares com música ao vivo e são propícias para atividades como jet ski, banana boat, vela e outros esportes náuticos. 






Na Praia Central, a Ponte dos Suspiros na foz do Rio Bela Cruz, faz a passagem de pedestres entre dois trechos da praia e serve de cenário para belas fotos. Já a Praia de Ilhota, a 3,5 km do Centro, surpreende pela beleza do costão norte, onde há boas ondas. Na orla, são encontrados bons restaurantes de frutos do mar. Outras praias que se destacam são a do Plaza (surfe) e a do Cabeço, ou Grossa, de difícil acesso.



Além desses, o Lobi também percorreu outras localidades do município que não fazem parte do roteiro oficial do Circuito Costa Verde e Mar, mas que valem a pena ser conhecidos pois oferecem uma contemplação da natureza do local.

Ao fim do sábado e das visitas em Itapema, o grupo do Lobi e os anfitriões voltaram para Bombinhas onde estava a pousada e todo o ponto de partida de reconhecimento do circuito. Sábado foi o segundo dia de visitas aos municípios da Costa Verde e Mar. No sábado foram mais de 90 quilômetros pedalados em três municípios visitados.

Arte com a localização dos municípios visitados na sexta e sábado


Chegou o domingo, o último dia de visitas dentro do Circuito Costa Verde e Mar. O Lobi, equipe, cicerones e anfitriões conheceram localidades mais ao norte da localidade turística: Navegantes, Penha e Balneário Piçarras.

Penha foi um dos primeiros locais de Santa Catarina a serem povoados pelos colonizadores açorianos. A economia, inicialmente baseada na pesca e na maricultura (o município é um dos maiores produtores de mariscos do estado), cedeu lugar ao turismo, principalmente depois que o Parque Beto Carrero World se instalou na região.

Penha foi um dos municípios visitados pelo Lobi

Todos os anos, mais de 1 milhão de pessoas visitam esse que é o maior parque multitemático da América Latina, com mais de 100 atrações. Mas há outras opções turísticas em Penha, como as praias e os esportes na natureza que podem ser praticados em vários locais do município e o Lobi conheceu muitos deles.





Depois de Penha, o Lobi conheceu Navegantes que é sede de um porto e de um dos principais aeroportos internacionais de Santa Catarina e mantém a vocação ligada ao mar e ao mundo náutico.

Cliques com imagens de Navegantes

O município de também tem colonização açoriana e destaca-se economicamente pelas atividades ligadas à pesca e à construção naval, com uma numerosa quantidade de estaleiros navais. 



As praias do Gravatá, do Pontal, Central e Meia Praia são as principais atrações para os turistas, com boas condições para o surfe, pesca e outras atividades de lazer. O município também tem atrativos perfeitos para o cicloturismo que o Lobi fez questão de conhecer.




Na alta temporada, a cidade também ganha uma vida noturna agitada nos picos mais procurados pelos surfistas e na orla gastronômica.

Arte com a localização dos municípios visitados na sexta e sábado
Se você procura lazer e descanso em um balneário de águas tranquilas e locais ótimos para cicloturismo, conheça Balneário Piçarras que atrai muitos turistas na temporada de verão e que também oferece atrativos de esportes na natureza seja qual for a estação.


Em Balneário Piçarras, que também faz parte do Circuito Costa Verde e Mar, há passeios de barco pelo rio e para as ilhas costeiras Itacolomi e Ilha Feia, saídas embarcadas para pescaria, além de roteiros off-road pela zona rural do município.



O município mais ao norte do circuito foi o último a receber o Lobi, equipe e os anfitriões depois de mais de 100 quilômetros percorridos no domingo. 





Em praticamente 3 dias de cicloturismo, o Lobi conheceu seis dos onze municípios do circuito e percorreu cerca de 200 quilômetros dessa localidade que merece o reconhecimento entre os praticantes de cicloturismo.

Final de semana o Lobi e amigos estiveram conferindo o Circuito Costa Verde & Mar no Litoral em Santa Catarina. Veja...
Publicado por Lobi em Segunda, 18 de setembro de 2017


O Circuito Costa Verde e Mar é o primeiro circuito de cicloturismo do Brasil a abranger uma região do litoral. E, ao mesclar trechos de litoral com o interior, oferece uma grande diversidade cultural e de paisagens. O roteiro passa ainda por pontos turísticos de destaque nacional e locais de incomparável beleza cênica.



Praias badaladas alternam-se com outras desertas e rodeadas pela verde mata atlântica. Entre uma praia e outra, estão os morros, que dão o desafio da viagem e também oferecem visuais magníficos. 

O Circuito Costa Verde & Mar traz a possibilidade de conhecer de bicicleta um dos mais recortados e belos litorais do país. Passa ainda por tranquilas cidades do interior, com matas preservadas e rios com belas cachoeiras.



O Lobi e amigos gostaram muito do que foi visitado e apresentado pelos anfitriões, indica a visitação e já promete mais visitas e a realização de mais momentos especiais como os vividos nesses dias nesses municípios catarineses.
Compartilhe no Google Plus

0 comentários:

Postar um comentário